Você já deve estar cansado de ouvir coisas como sustentabilidade empresarial; responsabilidade social, preservação do meio ambiente e reciclagem de resíduos e materiais. Mas também está certo de que muitas empresas propagam que seguem esses conceitos apenas como forma de garantirem uma boa imagem mercadológica para seus produtos e serviços. E; quer saber, você pode estar certo.
Hoje a preocupação com o meio ambiente e com a forma como as empresas e as comunidades humanas o afetam tornou-se algo imperioso. Principalmente após as constantes catástrofes climáticas, a humanidade percebeu que algo de muito errado acontecia com o planeta e que a causa disso era a forma irresponsável com a qual empresas de todos os portes tratavam o mundo que as cerca. Logo, criaram-se grupos de consumidores preocupados em reverter esse processo de degradação acelerada e uma consciência da necessidade de preservação começou a se espalhar pelo mundo.
Essa consciência consumidora, digamos assim, acabou criando um diferencial de mercado interessante e poderoso para os produtos de empresas que seguiam as práticas de sustentabilidade empresarial. Com essa “nova onda”, muitas outras empresas começaram a apregoar-se como sustentáveis apenas para “pegar uma carona” nessa onda do consumo responsável.
Essas empresas “de fachada sustentável” iniciaram um movimento para alardear o seu viés de sustentabilidade empresarial investindo pesadamente em propaganda e em marketing empresarial. O único intento disso era fixar a imagem de uma empresa que segue as boas práticas de sustentabilidade empresarial mesmo que a realidade e o retrospecto produtivo de seus produtos mostrasse algo diametralmente oposto.
Essa atuação errônea e calcada na moda sustentável é fruto de uma visão deturpada de empresários acostumados ao oportunismo e que contam com o despreparo do consumidor. Mas é uma estratégia de altíssimo risco. A criação de uma consciência mais ativa e instruída nos consumidores pode detectar facilmente as empresas que adotam a sustentabilidade empresarial apenas como forma de impulsionar suas vendas e como uma ferramenta de marketing. Nesse caso, o efeito desabonador e totalmente contrário ao desejado pode ser devastador; especialmente se levarmos em consideração o fato de que essa consciência é criada sempre, primeiramente, nas camadas consumidoras de maior poder aquisitivo e que representam o “filão mais invejado e almejado” do mercado.
Atualmente, encarar a sustentabilidade empresarial como uma necessidade real e premente para todos os portes de empresas é a condição mais básica para qualquer empreendimento ter sucesso. As necessidades dos consumidores refletem também a sua visão de mundo e a importância que dão as questões sociais e ambientais do mundo que os cerca. E para as empresas essa visão deve ser intrinsecamente embutida em seu planejamento e prevista em qualquer estudo de impacto produtivo ou mercadológico.
A sustentabilidade empresarial é um conceito de suma importância e que deve ser difundido no mercado empresarial como um todo. Nosso planeta e a civilização humana não pode mais desperdiçar oportunidades e desprezar os danos que foram provocados ao clima e ao meio ambiente. Nosso pequeno globo azul já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a extinção.
[…] disso, a empresa que é sustentável deve atuar também de forma pró-ativa na comunidade em que está inserida e na comunidade que gira […]
Raquel…
Sou da Revista Negócios Pet/Pet Clínicas e gostaria de publicar o seu artigo sobre Sustentabilidade Empresarial. É possível?
Por favor me dê um retorno
Obrigada
matéria legal
Estou fazendo o meu tcc e preciso de alguns itens como: se vale à pena investir em sustentabilidade, retorno; o quanto tem de desconto no imposto de renda; vantagens e desvantagens; economia. Desde já agradeço, estou desesperada!
conteúdo de ótima qualidade! me ajudou muito.
Espero que não seja algo passageiro, pois ainda estamos em tempos de mudanças.
Muito bom esse texto de sustentabilidade, vai me ajudar muito no meu trabalho de TCC que já estou fazendo.
sobre sustentabilidade empresarial.
Um abraço a todos.
A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL É UMA MODA PASSAGEIRA COMO TODAS AS COISAS DESTE MUNDO, MAS UMA COISA TEMOS CERTEZA, QUE TUDO QUE FOR FEITO BEM FEITO DURARÁ POR MUITO MAIS TEMPO.
gostaria de ler inteiro…mas ta impossivel viu?
com essas “categorias,posts recentes…” ae do lado não da!
É IMPORTANTE SABERMOS QUE AINDA EXISTE PESSOAS PENSANDO EM AMENIZAR O DESGATE DO NOSSO PLANTA.
E INFELISMENTE OUTRAS USANDO DE MÁ FÉ PARA GANHAR DINHERIO FACIL.
VAMOS FAZER NOSSA PARTE SUSTENTABILIDADE SOCIAL.
DO JEITO CORRETO É CLARO.
” DEVEMOS PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”
eu gostei muito deste conteudo, é o tema do meu TCC
[…] Vejamos quais as principais ações que o Governo tem tomado para incentivar as Empresas Sustentáveis: […]
Carol
Estou fazendo algumas alterações no blog e dento de alguns meses ele ficar muito melhor.
irei citar trechos desse texto em uma pesquisa e preciso do nome do autor para usar como referencia, qual seria?