Hoje vivemos uma sucessão de catástrofes naturais estranhas e inusitadas como nunca antes foram vistas em nosso planeta. Montanhas enterradas por séculos na neve e no gelo, começam a mostrar suas encostas nuas. Geleiras milenares desaparecem aceleradamente sem que se possa fazer nada e nem se medir as conseqüências. Furações no Atlântico Sul, tornados cada vez mais freqüentes e violentos; secas e enchentes em áreas que antes não sofriam com esses males, pragas de insetos; de roedores e de organismos microscópicos que se reproduzem fora de controle.
Todos esses acontecimentos refletem uma única coisa: Desequilíbrio.
O homem moderno destrói e influencia o meio ambiente que o cerca como nunca. E as conseqüências desses atos podem levar até mesmo a inviabilização da vida, como a conhecemos, em nosso planeta. Felizmente, a aparente aniquilação iminente fez com que os seres humanos acordassem e descobrissem que somente a convivência sustentável com o ambiente que os cerca é a chave para a sobrevivência de nossa espécie. Nunca antes se falou tanto em sustentabilidade quanto antes. Da mesma forma que nunca se tentou seguir e estudar formas de encontrar os caminhos da sustentabilidade e harmonizar nossa existência com as necessidades de preservação do meio ambiente.
É crescente o número de pessoas, em todo mundo, que passaram a exigir uma postura mais ativa por parte das autoridades de seus países em relação às políticas relativas ao meio ambiente e a exploração de seus recursos naturais e a ocupação mais racional das áreas urbanas. Da mesma forma, cientistas, estudiosos e pessoas ligadas ao meio ambiente reúnem-se em fóruns, debates e conferências onde se procura demarcar claramente técnicas, formas e diretrizes para que se assegure a descoberta para implementação de políticas que definam claramente quais os caminhos da ecologia e sustentabilidade cada nação deve tomar de acordo com o seu grau de desenvolvimento tecnológico, características populacionais e a forma como exploram seus recursos naturais. Avaliando e estabelecendo, caminhos para um futuro sustentável e pleno para todos os habitantes de nosso planeta.
Autoridades governamentais, organismos internacionais como a O.N.U.; além de ONG’s e entidades particulares, todos estão empenhados em estabelecer e encontrar metas e caminhos viáveis para que qualquer governo possa implementar as políticas que melhor se adaptarão a cada país e a suas particularidades. Aprofundando a troca de experiências e estabelecendo sempre um debate em todos os níveis do conhecimento humano.
É importante entender que a busca por caminhos da sustentabilidade global, passam antes de qualquer coisa, pela busca da sustentabilidade individual. Pois, cada um como indivíduo pode combater ao lado das forças que desejam proporcionar uma melhor qualidade de vida para o futuro da humanidade. Cidades que tratam seus efluentes e resíduos, empresas que evitam o desperdício de energia e recursos e pessoas que vivem atentas para o modo como interferem na natureza e no meio ambiente que as cercam. Essas são as formas para encontrar os caminhos da sustentabilidade e para manter nosso planeta com capacidade de sustentar a vida por muitas e muitas gerações ainda.
na realidade tudo que escreveram e o que esta acontecendo no mundo. adorei a meneira que colcam essa abordagem sobre uma sustentabilidade.
BOM EU GOSTEI MUITO DESSA PRODUÇÃODE TEXTO DEU PARA ENTENDER MAIS UM POUCO O QUE E SUSTENTABILIDADE
Oizinho Priscila,
Fico feliz em ter te ajudado a entender mais sobre a sustentabilidade, espero que você aprenda cada vez mais e se junte nessa campanha por um Mundo Sustentável!
Bjinhos
[…] de produção que sejam sustentáveis e possam adequar seus produtos aos parâmetros impostos pelo conceito de sustentabilidade de forma plena e eficiente. Essas tecnologias vão desde o desenvolvimento de softwares para uma […]
Boa noite
Estamos desenvolvendo um Projeto Mestre na Faculdade Modulo Paulista para apresentar no final do ano sobre sustentabilidade ambiental e financeira. Lembrando aquele ditado “As vezes tem mau que vem para o Bem” A crise financeira fechou muitas empresas que contrinuiram fortemente aquecimento global e com a insustentabilidade no planeta .Adorei o texto irei usar como processo de leitura no meu trabalho.
Acho que este texto foi ótimo e me ajudou com estudos do meu filho. Trabalho escolar sobre sustentabilidade. Más devemos juntos ainda mais conscientizar os adultos para ensinarem suas crianças, não apenas nas escolas, mas também em locais onde a informação também possa chegar aos de classe muito baixa. Fiz a pouco tempo um pesquisa, e a grande maioria, por mais que se abordem em jornais, tv, etc. Não tem a maior noção do que estamos enfrentando. Isso é preoculpante. Então deixo aqui a todos que ler, vamos cada um de nós individualmente fazer a nossa parte, e também ajudar a levar informações aos menos esclarecidos. Pois para dar certo, precisamos de todos… uma idéia para ser levadas para as mães com seus filhos nas creches, as donas de casa, que podem em casa fazer uma grande diferença, os rotarianos, etc., promover informações….
vamos lá pessoal
olha gostei muito desse texto porque é um meio de nós se sentrizar mais!!!
E ae galera, eu sou academico de economia da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD), situada em Mato Grosso do Sul, e elaborei junto com meu grupo um video para materia de “sociedade, meio ambiente e sustentabilidade”, e postamos no youtube, e um dos criterios de avaliação é o numero de exibições, e comentarios.
Assistam é um video bem legal e comentem la, vale a pena galera o video ficou legal,
conto com ajuda de VCs.
caso prefiram procurar no youtube do que ficar clicando em links
procurem assim —> [b]sociedade meio ambiente e sustentabilidade UFGD[/b]
o video tem menos de 4 minutos.
galera conto com a ajuda d VCs
o link —> http://www.youtube.com/watch?v=67a2j7td7_4
obrigado
Marcos Henrique
É preciso encontrar um caminho para sustentabilidade do meio, falta consciência da maioria, que não querem exergar a destruição do planeta.Quando falamos de sustentabilidade, fazem piadas, mudam de assunto nos chamam de sonhadores…Acredito que juntos num mesmo ideal, podemos fazer muita coisa, temos que nos permitir a luta com dignidade e coragem mostrando a cara sem medo. Para um futuro melhor e sustentável. Contem comigo
É preciso encontrar um caminho para sustentabilidade do meio, falta consciência da maioria, que não querem exergar a destruição do planeta.Quando falamos de sustentabilidade, fazem piadas, mudam de assunto nos chamam de sonhadores…Acredito que juntos num mesmo ideal, poderemos fazer muita coisa, temos que nos permitir a luta com dignidade e coragem mostrando a cara sem medo. Para um futuro melhor e sustentável. Contem comigo
obg pela a matéria, foi muito esclarecedora. me ajudou em uma atividade da escola.
Na verdade,eu acho um pouco complexo falar em sustentabilidade.
na verdade o que realmente significa-como devemos nos organizar para
por em pratica no nosso dia a dia.
Fico muito feliz com a preocupação de muitos em preservar nosso planeta, inclusive gostaria que empresas como a de vocês divulgassem esta frase a todos aqueles que não respeitam a natureza: “Se quiseres comandar a natureza respeite-a primeiro. “A pessoas que passam pelo bosque e só vêem lenha para cortar”.
Eu achei bm interessante…
Pq da para tirar um conceito mas concreto de sustentabilidade.
iso e muito bom
Posso afirmar que o conceito é muito bonito, mas, na prática, tudo perde o sentido. O mundo passa por um processo de mudança e, para resolver o problema, somente a conscientização dos capitalistas poderá reverter essa situação. Nossas florestas estão sendo devastadas e, o que vemos, são discursos, discursos e discursos…Infelizmente nosso mundo está ameaçado.
bem elaborado esse texto. Deu para entender melhor.
mais com certeza para isso,ocorre teria que uma educação ambiental nas escolas
é verdade primarmos a busca de sustentabilidade, mas este requer maior responsabilidade colectivo e individual.
Vale a pena ler!
Pelo que entendí, "sustentabilidade" é um conjunto de ações que englobam saúde,
modo de vida, educação, disciplina, condição economica e tudo o mais. Minha conclusão: encaminhar junto com o terceiro setor diversos projetos para que as nossas autoridades viabilize algum, pois se isso acontecer já é um começo. Vamos tentar?
Sustentabilidade,Preservação,Sociedade,Humanidade,não podemos viver somente de teorías !!!!!
No Brasil, neste meu imenso País, existem tantos e tantos lotes de terra em completo desuso e "alguns" em uso indevido conseguido de maneira escusa, que,se pegassemos o dinheiro que mostram todos os anos no "Impostômetro", todos os trabalhadores da construção civil, que, infelizmente estão desempregados e, desse à "ELES", os trabalhadores, as terras e o material necessário, por certo e sem dúvida alguma, estes cidadãos, no máximo, em 10 anos, "assentariam" todas as famílias do Brasil, tal qual aqueles gloriosos homens que fizeram a Capital Federal em tão pouco tempo. O que nós precisamos de verdade é que toda a verba seja canalizada para o lugar certo, com as pessoas certas e para as famílias Certas. Sempre que falamos em Sustentabilidade, falamos em "responsabilidade", pois muito bem, mas de quem? Nossa ou de nossos governantes? É claro que esta responsabilidade deve ser de ambos, mas o povo deve impedir a colocação de "desastres anunciados" para governar-nos; devemos impedir a aproximação do "amigo candidato" com "aquelas" promessas maravilhosas que, evidentemente, não se cumprirão, pois só servem para aquela "hora" que só interessa à ele, pois todos nós sabemos o que acontece nos anos seguintes de seu mandato. Este mesmo "rosto angelical" de "voz adocicada", só voltará a procurar-no 4 anos depois. Assim, devemos levantar as nossas cabeças e olharmos o futuro, que já "não somos nós", mas nossos filhos e netos que merecem um mínimo de respeito ao nosso País para poderem ter o DIREITO de usufruir daquilo que nós até agora já usufruimos, pois parece que, ao invés de encerrarmos as nossas vidas aqui, como pessoas de respeito, estamos nos transformando em algo diferente e visando apenas dinheiro, lucro, não importando o que temos de fazer para conseguí-lo ou a quem devemos prejudicar para ficarmos ricos e poderosos. Pois bem, ficaremos ricos e poderosos, porém rodeados de pessoas famintas, sedentas, com todos os tipos de doenças, pois não teremos mais o que plantar, quem plantar; nossos rios secarão, como já aconteceu em São Paulo, por exemplo, sem ar, as doenças proliferarão e, apenas "aqueles" que conseguiram vender o NOSSO País, sobreviverão. Será que dinheiro nesta hora derradeira irá ajudar estes poucos brasileiros mais espertos do que todos os outros? Assim, acredito que devemos, todos nós, respeitar-mo-nos, como se diria antigamente, e buscar uma medida CONSCIENTE para acordar e mudar este maravilhoso Gigante Adormecido. Isto também é SUSTENTABILIDADE! Germano.