Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Sustentabilidade na Agricultura - A História de William Kamkwamba

Uma das histórias que mais tiveram impacto nos últimos tempos dentro do setor da sustentabilidade aplicada à Agricultura é a vida de William Kamkwamba

O protagonista dessa história, Kamkwamba, nasceu num lugar e numa condição social que poderia propiciá-lo a maus caminhos. Ele nasceu na república do Malaui, que é um lugar considerado pobre e infrutífero, mais especificadamente numa fazenda provinciana que tinha em sua época, em média, 60 famílias residentes. Para se ter uma noção do volume de pessoas por família, a que William pertencia contava com aproximadamente 20 pessoas. É notável o déficit do local com a educação, William Kamkwamba largou a escola, pois ela custava $ 80, inviável de ser paga pela família do garoto.

O fato de ele ter abandonado os estudos formais não representou desistência. Ele tinha apenas 14 anos quando estudou, projetou e construiu dois moinhos (energia eólica). Eram grandes tanto a falta de instrumentos para a construção e a falta de conhecimento do próprio povo local que o considerava louco durante o processo de montagem, entretanto a tarefa foi bem-sucedida. Na medida em que gerou energia para os familiares do garoto, houve a possibilidade de um sistema de irrigação gerado pela energia eólica produzida.

Com isso, muitos repórteres e jornalistas locais divulgaram seu feito. William Kamkwamba foi levado para os Estados Unidos em 2007, onde participou duas vezes do TED.

Atualmente ele pretende terminar os estudos, e voltar-se para a realização de projetos e feitos que possam favorecer a sustentabilidade aplicada à Agricultura para diversas pessoas.

Pode-se reparar que o garoto mostrou ao mundo que é possível se ter desenvolvimento sustentável, mesmo que para isso sejam empregados baixíssimos recursos como investimento. Ele também comprova que todos os lugares, mesmo os mais áridos ou improdutivos não somente podem tornar-se produtivos, quanto são capazes de gerarem energia limpa. Nesse processo a iniciativa da comunidade é imprescindível para a concretização do desenvolvimento sustentável.

Deixe um Comentário