Uma das formas mais antigas e divertidas de aprender a respeitar a natureza é observar as plantas e os animais. Foi desta forma que nossos antepassados descobriram como funciona o ciclo de vida da nossa fauna e flora. Trazendo esta atividade para a escola ou para a família é possível ensinar para as crianças os estágios de crescimento das plantas, como a do feijão, por exemplo.
Para realizar esta experiência são necessários:
– um copinho descartável (pode ser de água ou café, ou também uma embalagem lavada de plástico como as de iogurte e as de margarina);
– uma bolinha de algodão esterilizada (a bolinha deve ser do tamanho ideal para forrar o fundo do recipiente em que será plantado);
– um grão de feijão;
– água.
Plantar feijão no algodão é simples, e as crianças adoram acompanhar o processo e ver a semente brotando. Para plantar, forre o fundo do copo com algodão umedecido, coloque a semente de feijão e deixe o copo em local iluminado. Mantenha o algodão sempre úmido, molhando, aos poucos, durante a evolução da semente.
Nos primeiros dois ou três dias é normal que nada aconteça, apenas uma mudança de cor no algodão. A próxima etapa observada será o feijão um pouco enrugado. Depois que o feijão enruga, ele germina, fase que desperta a atenção das crianças. Mais alguns dias e é possível observar as raízes e o caule do feijão, até se formar a primeira folha. Para que o processo ocorra sem problemas o algodão não pode ficar seco, o feijão não pode tomar muito sol e é preciso tomar cuidado com insetos, que podem entrar no copo.
Quando o feijão atingir cerca de 20 cm é importante lembrar que ele deve ser retirado do recipiente, que não é mais um ambiente com nutrientes suficientes para o seu crescimento. Para fazer esta mudança, procure um lugar adequado – que pode ser no jardim ou em um vaso – e cave um buraco de aproximadamente 10 cm. Coloque o feijão e cubra as raízes com terra e não se esqueça de continuar regando.
Observar e aprender com a natureza é uma atividade extremamente divertida e importante na formação das crianças. Então faça esta experiência e ajude-as a enriquecer seu conhecimento.
Otimo ameiii vai servir bastante para o meu trabalho!!!
Ainda lembro do dia que fiz essa trabalho pra escola a vários anos atraz :3
fiz isso na minha 5° série e próxima semana vou fazer com meus alunos do 6° ano hahaha 😉
nossa muito legal
Usando essa ideia como experimento de ciências em educação infantil! Da pra trabalhar reciclagem, importância da água, do sol e etc..
legall
Minha professora fez comigo quando eu estava no 5° ano e agora que sou professora vou fazer essa semana com meus meus pequenos do pré-escolar.
Só eu que nunca fiz isso na escola??
muito legal, vou fazer com os meu pequenos do pré II hoje.
Amei, vou fazer p. as crianças levar p. cada na festa da Familia!!!
muito boa essa ideia ameiiiii
eu to fazendo pra um trabalho e ta bnm lrgal
Adorei essa experiência, fiz quando criança agora vou fazer com os meus pequeninos eles vão adorar. bjus!
A professora fez com a minha turma do 1º ano e esta semano vou fazer com minhas 4 turmas da Educação Infantil (2 a 5 anos).
e em cima do algodão ou em baixo?
EM CIMA
nao
A turminha do meu filho fez, só que ele faltou no dia. Aí resolvi fazer em casa com ele.
Quando eu tinha 5 anos,fiz isso na escola <3
Fiz hoje na sala de aula e amei a participação das crianças ,eles ficam impressionados com tudo aquilo .parabéns.
Legal ! Mas pessoal tambem pode deixar o feijão de molho na agua para a semente sair um pouco mais rapido e crescer mai rapido ok ?
legal gostei
eu ja disidi que nao quero mais cagar a qui
benfica
adorei ….
Mari Souza faz ai kkkkkk
eu fis com 3 copinhos um com augodão e gaze, outro com terra sem adubar e o ultimo terra com bastante adubo
Poderia também fazer com semente de girassol? Quero fazer com meus alunos essa experiência, acho com girassol muito melhor (e mais bonito, claro)
Adorei, irei fazer com minha afilhada *-*