A aplicação de políticas de sustentabilidade ambiental nas grandes cidades é uma realidade atualmente. Ela leva em consideração a sua capacidade da reposição de recursos que o planeta tem, visando manter medidas que permitam uma maior justiça social. Algumas mudanças de comportamento neste sentido já estão podem ser vistas, e esses reflexos positivos devem ser estimulados.
Eles devem e podem servir de exemplo para as nações e governos, assim começando a implementação dessas políticas nas comunidades menores para verificar a sua funcionalidade. As relações de consumo e a reeducação da população devem se concretizar em políticas de conservação do meio ambiente, pois podem ser a única forma de garantir a sustentabilidade ambiental de forma efetiva. O resultado dessas medidas pode vir a médio e longo prazo.
É preciso fazer com que a população questione o seu atual modo de vida, fazendo com que elas entendam que os recursos do planeta não estão tendo a chance de se renovar. A exagerada demanda por todos os tipos de bens de consumo poderia acabar com a vida que conhecemos e somente esse processo de conscientização irar garantir a sustentabilidade ambiental. O colapso das grandes cidades e os conflitos sociais e entre países poderiam ser inevitáveis, com proporções apocalípticas. E esses vitoriosos, nossos herdeiros, teriam uma terra exaurida e devastada, sendo assim incapaz de sustentar a vida. Dados estatísticos comprovam essas relações problemáticas e perigosas entre as populações urbanas e recursos naturais.
Para sustentar um quarto da população mundial, é necessário três quartos de todos os recursos naturais do planeta. Nesta simples constatação, pode-se perceber claramente que o fornecimento dos recursos naturais é necessário para sobrevivência de todos os seres humanos, para atingir assim um padrão de vida razoável. Apenas com o desenvolvimento sustentável poderemos garantir a sustentabilidade ambiental e reverter a situação atual em que nos encontramos.
Dentro de uma sociedade capitalista é impossíve ter desenvolvimento sustentável. Enquanto se planta uma árvore os sistem derruba milhares, então, é necessário que se combata o sistema, daí podemos pensar num desenvolvimento sustentável. O ambientalistas se comovem quando se derruba uma árvore, mas estão nem aí com seres humanos, não que não devemos se encomodar com o meio ambiente, mas é que, temos milhares de irmãos nordestinos, africanos, asiáticos morrendo de fome, que não se sustenta em pé. conclusão, só podemos sustentar nossas floresta quando conseguirmos sustentar os irmãos faminto, que não se sustentam em pé