Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.

Assim, reduzindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis; os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Estimular o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, o aproveitamento de partes normalmente descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que informem e orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nessas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente (suas emissões) e orientá-las a proceder de forma a neutralizá-las; garantindo a sustentabilidade da família e contribuindo enormemente para a conservação do meio ambiente em que vivem. Mas, como se faz par calcular essas emissões? Na verdade é uma conta bem simples; basta calcular a energia elétrica consumida pela família; o número de carros e outros veículos que ela utilize e a forma como o faz e os resíduos que ela produza. A partir daí; cada família poderá dar a sua contribuição para promover práticas e procedimentos que garantam a devolução à natureza de tudo o que usaram e, com essa ação, gerar novas oportunidades de redá e de bem estar social para sua própria comunidade.

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

Categoria: Conscientização

312 Comentários até agora.

  1. muito legal saber sobre o desenvolvimento ambiental

  2. Karolayne Bonitinha disse:

    É MUITO BOM MAIS EU JÁ SABIA SOBRE ISSO

  3. Karolayne Bonitinha disse:

    FICA A DICA

  4. tomara que me ajuda na prova da prefeitura.kk

  5. seu comentário me ajudou muito num trabalho de escola !! parabéns continue assim !! sempre ajudando o meio ambiente !!

  6. vote que escreve isso tudo

  7. admiro muito o trabalho que você promove com seus artigos e análises. Um Post que complementa http://www.dicasdesentupidoras.com/meio-ambiente-e-sustentabilidade

  8. Adoro seu trababalho, faço a minha parte, os governantes devem fazer a deles.

  9. excelente, texto e com ele pude reforçar mais as minhas ideias e reparsar p. os meus alunos com mais segurança. Tirei minhas dúvidas. Muito bom!

  10. Foi muito bom eu conseguir o que eu queria

  11. Everton Silva disse:

    Tenho que agradecer, ao autor deste texto. O texto me fez entender diversas coisas sobre sustentabilidade. Obrigado, e sucesso. Bom dia.

  12. Quem é o autor desse texto?

  13. muita coisa para um texto so

  14. muito grande deus mim livre

  15. O primeiro sinal de um preguiçoso, ver um texto e dizer que é grande…

  16. Malu Menezes disse:

    Texto maravilhoso, vai me ajudar bastante na minha prova de dissertação. Obrigada!

  17. Maria Milena disse:

    Adorei
    Me ajudou muito.
    Obrigada!

  18. Elza Alves disse:

    Que povo preguiçoso para ler. vocês não tem idéia do que é texto grande.

  19. Muito bom artigo sobre sustentabilidade e conscientização ambiental

  20. meu muito obrogado amei este texto mi ajudou bastante.vlw.

  21. Marcio Silva disse:

    Kkkkk…quem acha grande é porque não acha interessante. So lemos o que achamos interessante.eu li todo e gostei.

  22. A concientização deve começar no ensino fundamental com continuidade, pois é do meio ambiente que retiramos todas as condições de vida saudável que tanto desejamos.

  23. Mendes Van disse:

    Arquivo maravilhoso que nos dá uma maior visão da importância de cultivar e adotar medidas favoráveis para a modificação

  24. Manoel Ismar disse:

    O livro ''Aguabras o legado de José Watter'' sugere como acabar com a escassez de água no Nordeste brasileiro.
    Vejam no site: http://www.manoelismar.com.br

  25. Prezados, represento uma editora de Londrina/PR e gostaríamos de reproduzir esse texto em uma de nossas obras. Por gentileza, quais são os meios legais para esse uso?
    Cordialmente,
    Tawana Azevedo Donato.
    tawana.donato@sistemamaxi.com.br
    (43) 3372-1374

  26. muito bom o artigo parabens

  27. Penso que se trata de artigos como este que todos devíamos ler sempre que possível. Assim estariamos em condições de melhor entender e aplicar o "PANA – Plano de Acção Nacional de Adaptação" às variações climática (Angola)

  28. Dan Silva disse:

    Muito útil, estou utilizando isso para um trabalho escolar! Muito Obrigado!

  29. Tomei a liberdade de usar alguns conteudos deste artigo para abertura de uma reunião/palestra sobre Meio Ambiente e a Sutentabilidade. Parabéns a todos os envolvidos na escrita e
    divulgação deste artigo.

  30. falar de meio ambiente e bom mas manter e complicado pq .nem todos vao fazer sua parte precisamos dele a todo istante mas nao cuidamos nem um momento .

  31. Dentre outras informações, e tendo como base de tudo "meio ambiente" o desrespeito ao meio,e as consequências que já estamos passando, tudo leva a crê que estamos colhendo aquilo que plantamos.
    Falar do meio é muito fácil, manter que é dificio

  32. Olá…boa tarde .
    Planejo formar uma ONG na minha comunidade e gostaria de saber mais como coordenar essa ação ambiental na msm.
    Agradeço a colaboração.

  33. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  34. Não basta lermos artigos sobre sustentabilidade e meio ambiente e ficarmos penalizados, precisamos isto sim, é nos vermos neste contexto e de que maneira nós estamos fazendo a diferença.

  35. Esse Artigo e o instrumento certo concordo plenamento que seria um passo para uma vida longa com a sustentabilidade,ainda precisamos muito da colaboração da população brasileira.

  36. Cauan Andrade disse:

    Ajudou muito tive q fazer um trabalho escolar.

Deixe um Comentário