As ilhas Cagarras são o único arquipélago marinho da capital fluminense. O arquipélago é formado pelas ilhas Redonda, Palma, Comprida e Carragas, e fica localizado a aproximadamente cinco quilômetros da costa, podendo ser avistado da Baía de Guanabara e das praias de Ipanema, Copacabana, Leme e Leblon.
O local é unidade de conservação federal e um monumento natural da cidade do Rio, e infelizmente a pesca predatória vem ameaçando sua vida marinha nos últimos tempos.
Saiba o Que é Pesca Predatória
Existem várias modalidades de pesca predatória: pesca com bomba, com rede de malha fina, pesca de camarão com rede de arrasto, pesca de lagosta com redes, pesca com cloro, água sanitária ou venenos, pesca seletiva com descarte, de compressor, entre outras. É importante ter a consciência de que esse tipo de pesca é prejudicial ao meio ambiente e proibida por lei.
Pesca Predatória Ameaça a Fauna e a Flora
A pesca predatória diminui a população de peixes no meio ambiente tornando impossível repô-la, causando danos à natureza. As consequências disso são severas, implicando a redução da produtividade pesqueira, o que impacta a economia do local, além da quebra na cadeia alimentar do ecossistema.
Cagarras São Afetadas Pela Pesca Predatória
As Cagarras são lar para 200 espécies botânicas e zoológicas. Por isso, qualquer tipo de depredação é muito perigoso e pode acarretar sérios problemas para o meio ambiente.
Instituto Chico Mendes Ajuda a Preservar as Cagarras
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade está ligado ao Ministério do Meio Ambiente e tem a missão de preservar o patrimônio natural. Nas ilhas Cagarras, o instituto executa ações de fiscalização e monitoramento para evitar a pesca predatória.
Falta de Consciência Pode Acarretar Multa
A multa para a exploração indevida na atividade pesqueira pode variar de acordo com a modalidade de pesca exercida, mas o valor vão de R$ 500,00 até R$ 100.000,00.
Com o trabalho de fiscalização do Instituto Chico Mendes, a pesca predatória nas ilhas Cagarras vem sendo coibida, e a conscientização dos pescadores é importante para manter o ecossistema do local em ordem, realizando a reposição dos peixes periodicamente.
c