A figura do ser sustentável ainda é algo muito estranho para a maioria da população. Por isso mesmo, a impressão de que esse conceito é apenas um modismo a ser imitado com intenção de figurar com destaque para um determinado grupo de pessoas ou para um mercado consumidor específico; é cada vez mais difundida entre a população comum.
Mas, muito mais do que mostrar para as pessoas que o “ser sustentável” é uma forma de vida e a única maneira de permitir que nosso planeta se recupere e para que possamos viver em paz e por muito tempo ainda com os recursos naturais que ele tem para nos fornecer. Essa mudança de paradigma e da maneira como as pessoas encaram, principalmente, o consumo dos países mais desenvolvidos e das classes mais privilegiadas é algo difícil de se conseguir e que demanda muita luta e muita conscientização através de um processo lento, contínuo e muito trabalhoso.
É necessário encontrar formas cada vez mais criativas para mostrar, ao povo em geral, que o “ser sustentável” está ao alcance de cada um de nós por mais simples e por mais humilde que nossas vidas sejam. Absolutamente todos têm o poder e a oportunidade de ajudar na luta pela conservação do planeta.
Transmitir e fazer a idéia ficar gravada na mente, e nos “espíritos”, da população deve ser encarado como algo diário e de constante busca através de campanhas educativas e com mensagens reais e de alto impacto que sejam capazes de imprimir o horror que nos aguarda no futuro caso continuemos a encarar a sustentabilidade apenas como uma moda e algo “do momento”.
O “ser sustentável” é muito mais do que preservar o ambiente e se preocupar com as emissões de carbono para a atmosfera. Devem-se levar em consideração todos os fatores sociais e ambientais que causam algum tipo de prejuízo para o ser humano e estudar maneiras capazes de mudar essa forma tão normal de “levar a vida” que a maioria da população do mundo entende como certa.
Alguns empresários correram para aproveitar a moda do “ser sustentável” e resolveram vincular suas marcas e produtos a uma nova “visão verde” que vinha se espalhando pelo mundo como um fogo no mato. Muitos acabaram ficando pelo caminho quando a realidade do seu modo “sustentável” veio a tona e comprovou-se que se tratavam apenas de espertalhões mal intencionados que queriam se aproveitar da moda. Mas alguns remaram na direção oposta e transformaram o “ser sustentável” em uma verdade promissora e numa oportunidade real para rever processos e mudarem drasticamente sua forma de atuar na natureza.
Conscientizando seus funcionários e formando toda uma nova cultura de como ser sustentável em torno de suas fábricas, de suas equipes e dos familiares destes. Atuando de forma real e verídica em prol de uma melhoria de vida para toda a comunidade em que estavam inseridos.
Ser verdadeiramente sustentável é um desafio e uma meta de cada um de nós para que consigamos mudar o destino de nosso planeta e assegurar a continuidade de nossa espécie.
Pense nisso.
Ser sustentável e o ser humano sustentável. Podemos entrelaçar estes dois seres para sustentar que está nas mãos das pessoas CONSCIENTES da necessidade de se
proteger toda e qualquer forma de vida, a que tocamos, a que vemos sem tocar, a que usamos sem saber…
toda ela necessita de nossa DECISÃO e dos GOVERNANTES em tomar sempre a ATITUDE mais correta quando dos empreendimento nem por isso a mais cara ou dispendiosa, nem por isso a com menos lucratividade para o empreendedor. É preciso decidir corretamente e ter ATITUDE de ser sustantável. É POSSÍVEL SER SUSTENTÁVEL…
Hoje em dia este tema está sendo mais discutido, mas ainda sim não com toda a importância que realmente tem. Nas escolas, por exemplo, deveria ter aulas de educação ambiental que é tão importante quanto matemática, português e todas as outras matérias. Eu acredito que é pela educação que as crianças de hoje vão pensar no futuro, pois o mundo estará nas mãos delas da aqui algum tempo.
Ser sustentável, é ter responsabilidade e respeito ao meio ambiente .
Ser sustentável, é ter responsabilidade e respeito ao meio ambiente .Só assim é possivel se sustentável….
SUSTENTABILIDADE e MEIO AMBIENTE para mim é ser sustentavél um.Ex:na minha casa como eu posso ser sustentavél quando vc faz um compra para durar 1 mês eu vou lar e fasso 2kg em fez de 1kg eu não estarei fazendo a sustentabilidade em minha casa se eu gastar 2kg de arroz em vez de fazer 1kg de arroz para mim isso que e sustentabilidade…
Sou filiado ao PV, e tenho seguido a ecologia no nosso ambiente diário, principalmente a Educação Ambiental.Nestes dias de chuva, observei como estamos distante do básico da educação ambiental, lixos acumulados nas ruas e calçadas em São Paulo que foram diretamente para as galerias e bueiros.Acredito que nosso grande esforço é a Educação Ambiental nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio, tanto nas privadas como nas públicas, só assim podemos ter uma grande massa de aliados neste trabalho de melhoria do nosso planeta.
adorei !!!!!!!! nós podemos ser sustentavel!