A arborização urbana é uma iniciativa que promove o embelezamento das cidades e permite a criação de ambientes mais agradáveis e limpos. O emprego de técnicas de arborização em regiões urbanas tem se tornado rotineiro em empreendimentos imobiliários, pois valorizam o imóvel e chamam mais atenção do cliente.
Bons projetos de arborização são aqueles efetuados com planejamento prévio, levando em conta as características do local e procurando harmonizar as árvores aos elementos artificiais característicos. Ainda singela essa iniciativa tem crescido como uma alternativa às condições de artificialidade que tomam conta das cidades, sobretudo dos grandes centros, diminuindo a qualidade de vida dos moradores.
Um planejamento que leva em consideração a ecologia urbana se adequará às legislações ambientais e princípios arquitetônicos, produzindo localidades onde as construções e a infraestrutura possam conviver sem atritos com a natureza, o que oferece um atrativo paisagístico extremamente acolhedor e convidativo.
Projetos de arborização eficientes precisam levar em conta diversas questões, em especial, as espécies a serem utilizadas. Um dos critérios importantes é dar preferência às árvores nativas da região. Isso aumenta as chances de uma boa adaptação e desenvolvimento da planta, além de contribuir também com a sobrevivência de espécies animais locais. Árvores que produzam substâncias tóxicas devem ser descartadas, principalmente quando a arborização for feita em vias ou parques públicos.
Outra boa medida é a escolha de espécies que sejam mais resistentes a doenças e pragas. Esses tipos se adaptam e resistem melhor ao ambiente urbano, além de não necessitarem da aplicação de inseticidas e fungicidas. Outra questão que deve ser observada em projetos de arborização é o local disponível. Cada rua deve ser avaliada pelo tipo de estrutura que possui. Outro cuidado importante é avaliar se a infraestrutura não será abalada pelo plantio das árvores.
Acredito que a arborização além de ser muito importante como você citou, ajuda a permeabilização do solo, que é outro fator que devemos levar em conta, principalmente nas grandes cidades.
Parabéns pelo Blog