Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Com o surgimento da crise das alterações climáticas e com a percepção, por parte dos cientistas, de que o planeta vinha se aquecendo além do normal e que isso afetava o clima planetário e era causado pela interferência direta da ação do ser humano; inúmeras mentes começaram a analisar formas de minimizar esse impacto provocado por nossa sanha de desenvolvimento e de consumo.

Após observações detalhadas, esses mesmos cientistas e estudiosos chegaram a conclusão de que algumas mudanças deveriam ser processadas em todas as áreas de atuação humana para que o aquecimento global e as mudanças climáticas fossem contidos, atrasados ou revertidos. Ao mesmo tempo, percebeu-se também que os recursos naturais de nosso planeta estavam se esgotando muito mais rapidamente do que era imaginado. Quer pelo consumo descontrolado ou mesmo pela ação poluente do progresso humano, esses recursos começaram a apresentar sinais de que suas principais fontes entrariam em colapso se nada fosse feito.

Assim, um pensamento começou a tomar forma na mente de todas as pessoas minimamente preocupadas com as condições de vida das gerações futuras: Criar formas que permitissem o desenvolvimento e a conservação dos recursos naturais através de um uso mais racional e equilibrado deles. Então, de todas as áreas de conhecimento começaram a surgir empresários conscientes e preocupados com esses problemas e iniciaram um movimento mundial para o uso mais racional e equilibrado dos recursos naturais. Por toda parte, esses empresários surgiram com idéias inovadoras e, seguindo a orientação e os métodos propostos pelos estudiosos, mudaram drasticamente sua forma de atuar e passaram a aplicar técnicas mais sustentáveis de trabalho.

Na área da construção civil, surgiu a figura da empreiteira sustentável. Empresas de construção que seguem, justamente, esses preceitos de sustentabilidade – entenda melhor o que é sustentabilidade – e o respeito ao meio ambiente com economia e uso racional dos recursos naturais necessários para a construção e para a operação e manutenção do empreendimento, tornando-o um empreendimento sustentável.

Uma empreiteira sustentável é uma empresa de construção civil preocupada com o impacto de seus projetos no meio ambiente e com todos os reflexos causados por suas operações no ambiente. Muito mais do que a simples consciência com uso e a economia dos recursos naturais, uma empreiteira sustentável deve pensar também nos reflexos de suas operações e de seus projetos em seu corpo funcional e nos grupamentos habitacionais já existentes nas comunidades e localidades onde pretende atuar. A cada empreendimento realizado, uma empreiteira sustentável, estuda cuidadosamente formas de minimizar os reflexos negativos provenientes da obra e maneiras de promover uma melhoria da qualidade de vida não só de seus futuros clientes, bem como dos habitantes que serão diretamente atingidos pelos reflexos da construção do empreendimento.

Para que uma empreiteira sustentável obtenha essa certificação, serão necessárias inspeções e estudos detalhados da forma de atuação e de obtenção de insumos efetuada pela empreiteira. O uso de materiais com origem comprovada e que também foram extraídos de forma sustentável é uma condição básica para a obtenção da certificação. Além disso, as demandas trabalhistas e sociais provocadas pela empreiteira devem ser equacionadas de forma a buscarem sempre uma resolução consentânea e equilibrada.

Um Comentário até agora.

  1. Leandro Mendes disse:

    Sem duvida que cada vez mais nos temos que preocupar com o impacto da nossa civilização no planeta terra. Esta preocupação levou-me a realizar uma tese nesta área gostaria era de saber se alguém tem dados sobre o numero de edifícios construídos todos os anos em Brasil, Portugal, USA ou num outro pais qualquer e suas dimensões medias (altura, andares,etc..)

Deixe um Comentário