Ecologia Urbana

O Caminho para uma Sociedade Sustentável

Hoje o público consumidor se preocupa muito mais com a forma como os produtos são produzidos e os perigos inerentes para o meio ambiente do que num passado próximo. A realidade de hoje, nem chega perto da que podemos prever (sem qualquer dúvida) que no futuro será ainda muito mais difícil para uma empresa superar o estigma de ser poluidora ou de não levar em consideração uma preocupação séria com o meio ambiente. A empresa que não for sustentável verdadeiramente; tenderá a desaparecer pela própria “seleção natural” do mercado.

Para que uma empresa sustentável possa ser realmente chamada de amiga do meio ambiente e preocupada com a sociedade que a cerca; ela deve fazer muito mais do que simplesmente usar papel reciclado ou fazer doações e campanhas em prol do meio ambiente.

Essa realidade faz com que a empresa sustentável busque intensamente por tecnologias e meios de produção que sejam sustentáveis e possam adequar seus produtos aos parâmetros impostos pelo conceito de sustentabilidade de forma plena e eficiente. Essas tecnologias vão desde o desenvolvimento de softwares para uma gestão mais eficiente dos recursos naturais necessários a produção de produtos fabricados pela empresa ou sistemas de gerenciamento de frota que evitem o desperdício de combustível e o excesso de deslocamento dos veículos. Além disso, estudos e desenvolvimento freqüentes em novos métodos de produção ou materiais podem representar um passo significativo para levar uma empresa a conseguir aplicar a sustentabilidade na sua produção.

Além disso, a empresa que é sustentável deve atuar também de forma pró-ativa na comunidade em que está inserida e na comunidade que gira em torno de seu próprio pessoal colaborador. De nada adianta uma empresa se apregoar como sustentável e ter passivos trabalhistas enormes. A meta “empresa sustentável”, é um conjunto de fatores e de medidas que se completam de forma a abranger toda a área de atuação da empresa e toda a sua cadeia produtiva e de vendas.

Com o crescimento da cultura da sustentabilidade pelo mundo e em nosso país, as empresas começaram suas caminhadas rumo a sustentabilidade. Algumas por puro oportunismo ou por uma questão de marketing apenas. No entanto, essas empresas logo perceberão que ser uma empresa sustentável é algo impossível de se disfarçar por muito tempo e que logo sua imagem será destruída no mercado; caso a verdade venha à tona. Esse alerta deve ser levado muito a sério por administradores, gerentes e membros do corpo diretor da empresas interessadas. Sob pena da empresa cair em tal descrédito e correr o risco de ter sua imagem destruída além de qualquer recuperação.

O interesse em tornar-se uma empresa sustentável é justo e será o responsável pela salvação do que resta de nosso planeta. As necessidades do mercado, as necessidades da empresa e de toda a comunidade devem ser igualmente levadas em consideração na hora de iniciarem-se os estudos para tornar qualquer empresa sustentável. O planejamento e a execução calçada em detalhados levantamentos e estudos de viabilidade será a chave para o sucesso ou para o fracasso do processo.

6 Comentários até agora.

  1. Erika disse:

    Bom dia, gostaria de saber um email pessoal para melhor contato. Grata.

  2. cassio disse:

    sustentabilidade empresarial e a maior preocupaçao de desenvolvimento no mundo neste momento

  3. FABIOLLA disse:

    a pesquisa é muito boa o que estraga é que algumas palavras estão escondidas e fica dificil o entendimento.

  4. Tatyana de Sousa Cruz disse:

    Estou fazendo um trabalho com esse tema mais envolvendo o contador, que é a minha área, e eu gostei muito desse site, muito direto, te forma clara, eu entendi muito através daqui.
    Parabéns!

  5. Nos dias de hoje, há uma enorme preocupação quando se fala em de que forma os produtos são produzidos, se realmente esta sendo respeitado o preservamento dos recursos naturais, para que as próximas gerações possam usufruir desses recursos.
    Empresas estão voltadas nesse sentido, mas o Poder Público, ainda omisso quando deixa de cumprir rigidamente o incentivo ao crescimento sustentável, o FEEDBACK nessa região só pode ser negativo, mesmo porque infelizmente para alguns governantes não é necessário tal controle.
    A tecnologia impulsionada para adequar seus produtos aos parâmetros de sustentabilidade plena e eficiente, traz uma realidade distorcida, onde a população espera mais dos Orgão Público, seja na incentivação ou na fiscalização .

  6. Carmem Souza disse:

    O interesse tem que partir de todos para dar certo.

Deixe um Comentário