A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais força no Brasil. Questões como a reciclagem e o consumo de energia são assuntos que geram preocupação, e a cada dia novas ideias surgem para ajudar o planeta. A decoração sustentável e inteligente é uma dessas ideias que já viraram tendência no Brasil. Além de barato, esse tipo de decoração não agride o meio ambiente, indo ao encontro das regras básicas de sustentabilidade.
Saiba o Que é a Decoração Sustentável
A decoração sustentável e inteligente é aquela que, na maioria das vezes, utiliza objetos que seriam jogados fora, que gerariam lixo, um dos principais vilões da sustentabilidade. Como a reciclagem é um lema para combater esse problema, garrafas pet, jornais e até canos de PVC são utilizados como matéria-prima na decoração, sem deixar que o bom gosto fique de lado.
Descubra Como Esses Materiais Podem Ser Reutilizados
As garrafas pet são um dos objetos mais agressores ao meio ambiente, devido a seu tempo de decomposição que passa dos 100 anos. Porém, elas são muito úteis para a decoração. Com as garrafas é possível fazer puffs para sentar, vasos de plantas, porta-objetos e dezenas de outras coisas.
O cano de PVC tem o mesmo problema da garrafa pet, mas também pode ser reaproveitado de diversas maneiras. Com ele, é possível fazer porta-sapatos, luminárias, lustres e até móveis como cadeira e mesa de centro.
Além desses materiais, há diversas formas de fazer decoração sustentável, basta reciclar, reutilizar e deixar a imaginação fluir.
Gaste Pouco Com a Decoração
Além de ajudar o planeta, a decoração sustentável também ajuda o bolso. Com muito pouco dinheiro e boa imaginação, é possível fazer objetos que deixem o ambiente realmente bonito. Isso porque os materiais utilizados são fruto do lixo que produzimos diariamente, como a garrafa pet e o jornal. Então, reaproveitando esses materiais, os custos são bastante baixos.
A reciclagem e o reaproveitamento são preceitos básicos da sustentabilidade. Utilizando materiais de descarte para a decoração, você estará ajudando o meio ambiente e promovendo um futuro mais promissor para as novas gerações.
Quantas coisas são consideradas como lixo! Devemos prestar mais atenção nas nossas ações e começar a reutilizar,reaproveitar e reciclar muitos materiais, visando espaços ecologicamente sustentáveis.